DOENÇAS BUCAIS EM GESTANTES

70% das gestantes têm doenças bucais, diz levantamento

Segundo estudo de São José do Rio Preto, só 34% passam por consultas odontológicas na gravidez

IARA BIDERMAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma pesquisa feita em São José do Rio Preto (SP) apontou que mais de 70% das gestantes apresentam problemas bucais durante a gravidez, mas só 34% delas passam por consultas odontológicas no período.
O trabalho, feito para a Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas-regional Araraquara, envolveu 372 gestantes que faziam acompanhamento pré-natal no SUS e em clínicas privadas da cidade.
Segundo a cirurgiã-dentista Ana Rosa Kuymjian Albieri, autora da pesquisa, o problema bucal mais comum foi o sangramento da gengiva. “As mudanças hormonais da gravidez estão associadas ao aumento desse tipo de sangramento. Mas, com uma higienização cuidadosa da boca, o problema pode ser controlado”, diz a dentista.
Apesar de 29% das entrevistadas terem declarado que têm medo de que a consulta odontológica possa causar danos ao feto, metade disse acreditar que problemas dentários na gravidez podem ser prejudiciais ao bebê. “Pesquisas mostram que inflamações na gengiva estão associadas ao maior risco de partos prematuros.”
A dentista avalia que é preciso uma orientação mais firme em relação aos cuidados bucais durante o pré-natal. Em seu levantamento, menos da metade das gestantes foi orientada pelo médico a procurar o consultório de um dentista.
“Elas precisam saber que diversos cuidados são tomados no tratamento odontológico de gestantes, tornando-o seguro. Além de deixarmos o tratamento curativo para o segundo trimestre [da gestação], são usadas anestesias específicas, sem substâncias vasoconstritoras e, no caso de o raio-X ser indispensável, usamos avental de chumbo, protetor de tireoide e filmes rápidos”, afirma Albieri.

Fonte: Folha de S.  Paulo – 14/11/09

Uma resposta to “DOENÇAS BUCAIS EM GESTANTES”

  1. Ja atendi varias gestantes com problemas bucais. O dentista tem que fazer parte do pré-natal com certeza. Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: